A infância no Assu é retratada na obra de Wagner de Oliveira
O artista plástico assuense Wagner de Oliveira é o próximo convidado a expor na galeria do Bardallo’s Comida & Arte. A abertura da exposição intitulada ASSUasMulheres ocorre em 8 de maio, Dia do Artista Plástico, às 20 horas. A exposição, que fica aberta ao público até 31 de maio, é composta de 20 trabalhos em óleo sobre tela, pastel sobre canson, acrílica sobre tela e grafite sobre canson.
Autodidata, filho do pintor e músico Barrinha, Wagner de Oliveira revela que o primeiro contato com as artes plásticas se deu aos sete anos por meio de revistas e livros com pinturas de Leonardo da Vinci, Monet, Picasso e Van Gogh. Tanta admiração pelos mestres fez o artista tentar vender pequenas histórias ilustradas em folha de ofício na escola.
Mas a principal influência não veio do universo pictórico e, sim, dos quadrinhos dos anos 1980, nomeadamente Mozart Couto, Eugênio Colonnese, Edmundo Rodrigues e Flavio Colin. Naquela época, apaixonado por gibis, Wagner começou a absorver as técnicas desses quadrinistas.
“Quando comecei a pintar tinha umas seis bisnagas com cores diferentes, mas nenhuma delas era da cor de pele, então resolvi usar o marrom e pintar uma linda negra. Se você pegar as mulheres de Mozart Couto, transformá-las em mulatas, e as colocar em uma tela, vem logo a comparação com Di Cavalcanti”, ilustra.
Sem falsa modéstia, o artista assinala ainda que os críticos apontam semelhanças entre sua obra e o expressionismo de Di Cavalcanti: “Apesar de ser um belo elogio, eu não me prendo a isso, e procuro encontrar meu próprio estilo”, afirma. No Rio Grande do Norte, Wagner de Oliveira admira o trabalho de Ulisses Leopoldo, Pedro Alves e Marcelus Bob.
Exposições
Wagner de Oliveira inicia carreira expondo no Assu Mix em 2004. Ainda na cidade berço apresenta trabalhos de 2004 a 2008 nas festas juninas, conjuntamente com seus alunos. Também até 2008 expõe em todas as feiras de negócios de Assu. Em 2005 mostra o valor da sua obra na Caixa Econômica. No mesmo ano, realiza cinco exposições durante o movimento Arte em Toda Parte.
A 5a Mostra Officina Interiores igualmente recebe trabalhos do artista, expostos no período de 15 de setembro a 20 de outubro de 2005. No VIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal, promovido pela Prefeitura de Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes, é selecionado entre 30 artistas.
Obtém ainda o 3° lugar em um concurso de pintura realizado pelo Sesi, no projeto Sesi Cidadania, em Natal, no ano de 2006. Participa também de exposição coletiva em albergue de Ponta Negra e assina a capa do livro “Roda Gigante”, do colunista social Marcos Henrique, em 2009.
bonitas as duas telas, tem um quê onírico e infantil que gosto. lembram humberto viñas, artista plático cubano, conhece?
ResponderExcluirbem, eu vou ver, em uma semana e meia :)
um beijo.
Lindas pinturas do Wagner, me tocaram.
ResponderExcluirBeijo para vc, Paulo.
Ainda não tive o prazer de conhecer o trabalho de Humberto Vinãs.
ResponderExcluirVocê irá à ilha? É isso?
Eita, muito bom.
Divirta-se com muito rum e merengue.
Besitos.
A mim também tocaram, Lara.
ResponderExcluirBjs, bjs.
Alegria leve, suave, delicada... Dá pra sentir a brisa no rosto...
ResponderExcluirComo eu gostaria de visitar a exposição!
Lindo demais!
PS-Amigo Paulo Jorge
Você tem me alegrado muito com suas visitas. Escrevo poesias há muitos anos e tenho algumas poucas publicadas em antologias, jornais, etc. Como pretendo publicar livros, a sua avaliação me dá segurança para correr nessa direção.
Muito grata, amigo! Muito grata!
Um forte abraço
Paulo Jorge, hoje vejo uma pintura diferente, onde o pintos sabe ousar de formas e cores, dando um conjunto alegre na tela.
ResponderExcluirVenho desejar a todos uma
FELIZ DIA DAS MÃES
Efigênia Coutinho
in New York
ah, quem me dera a ilha, vou ver o wagner, aí em natal.. rsrs.. o que também é bom demais, claro :)
ResponderExcluirbeijos.
Mais obras do artista no www.fotolog.terra.com.br/acaverna
ResponderExcluirMáximo, Nina.
ResponderExcluirVocê conhece o Wagner?
Vai na abertura?
Putz, estou fazendo todo o meio de campo e terei que viajar no sábado.
Gostaria de lhe conhecer pessoalmente.
Se ficar mais dias na cidade podemos marcar lá no Bardallo's mesmo.
Um beijo.
rapaz, esse passeio de bicicleta é um passeio na alma.
ResponderExcluirlindo!
belo trabalho.
o artista tem site, paulo poeta?
Wagner....( Waguinho) para nós é uma arte meiga e jovenal,hehehe fico muito orgulhosa e torço para que + e + portas abram a favor desse belo artísta generoso, amigo, sereno de alma limpa!!heheeh ÓH Deus fiel!!grande Wagner isso eu sei do certo!!OBRIGADA DEUS !!felicidades a mil,fé e muita luz primutcho HEHEHErsrsr beijo no coração!!!PARABÉNS
ResponderExcluir