terça-feira, 30 de março de 2010

“Os Saltimbancos” em cartaz domingo no TAM

Elenco de "Os Saltimbancos" promete muita aventura

A estória de quatro animais revoltados com as obrigações impostas pelos patrões é sinônimo de diversão garantida para crianças, adolescentes e pessoas de todas as idades. Trata-se do famoso musical infantil “Os Saltimbancos”, que será apresentado no próximo domingo, dia 4 de abril, às 17 horas, no Teatro Alberto Maranhão. A realização é da Ribalta Produções Artísticas.
O musical de Sérgio Bardotti e Luiz Enriquez Bacalov, com versão em português de Chico Buarque, é uma montagem do Grupo Oxente de Teatro, sediado em Aracaju (SE). Conta a saga de um jumento que não aguenta mais carregar peso nas costas e ser chamado de burro, um cachorro cansado de ser cão de guarda, uma galinha que não bota mais ovo e, arriscada a virar canja, foge de sua patroa, e uma gata de madame que clama por liberdade para poder cantar com a gataria da rua e virar uma superstar.
Quando esses quatro animais se encontram, se unem e decidem ir à cidade para virarem músicos. No caminho encontram uma casa habitada por barões e decidem ficar por lá mesmo. O problema é expulsar os barões da tal casa para viverem livres de seus patrões.
Conforme a premiada diretora Virgínia Lúcia Menezes, o trabalho foi conduzido de tal forma que possibilita a interação entre elenco e plateia. “A intenção é proporcionar dinâmica ao espetáculo oferecendo ao público a participação ativa durante a apresentação. Assim, a plateia de crianças e adultos estará inserida no universo da encenação, seja cantando ou participando dos jogos musicais e recreativos inseridos na montagem por meio de animadores posicionados na plateia”, comenta a diretora baiana, radicada em Sergipe.
De acordo com Anamaria Brasil, atriz que interpreta a Gata, “o grupo estava devendo uma montagem direcionada para o público infantil. Sempre que nos apresentávamos, éramos questionados: E aí? Quando vocês vão montar um infantil? E a gente sempre respondia: Breve! Breve! Agora, chegou a hora! A peça foi montada com recursos próprios e estamos felizes com o resultado. Temos certeza de que o espetáculo vai circular bastante”.
O grupo Oxente surgiu em Aracaju, em 2001, com os atores Edmilson Suassuna, André Santana, Rose Ribeiro, Yara Cunha e Marcio Aislan. Eles foram convidados pela pedagoga Graça Melo para realizar os projetos “Zé Piau em: Vou fazer um mundo lindo” e “Água Azul em : Dia de Peixamento”. O projeto patrocinado pela Codevasf percorreu 18 cidades às margens do São Francisco para comemorar os 500 anos do Rio da Integração Nacional. Na ativa há nove anos, o grupo também já apresentou em Natal as comédias “O Santo e a Porca” e o “O Casamento Suspeitoso”, de Ariano Suassuna.

FICHA TÉCNICA:
Musical infantil “Os Saltimbancos”.
Montagem: Grupo Oxente de Teatro.
Autores: Sergio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov.
Tradução e Adaptação: Chico Buarque.
Direção, Concepção de Figurino e Cenografia: Virgínia Lúcia Menezes.
Produção Geral: Edmilson Suassuna.
Elenco: Anamaria Brasil, André Santana, César Leite, Edmilson Suassuna, Marcio Aislan, Rosana Costa e Rose Ribeiro.
Coreografias, Preparação Corporal e Vocal: Tania Maria.
Execução de Figurino: Maria Rita Suassuna e Andiára Suassuna.
Adereços: César Leite.
Concepção e Execução de Luz: Henrique .

SERVIÇO:
Local: Teatro Alberto Maranhão.
Dia: 4 de abril de 2010.
Hora: 17 hs.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia).

3 comentários:

  1. Ótima propagação! Realmente o ludismo deve ser contemplado. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. paulo, mandei essa música procê, no yogurt:

    http://www.youtube.com/watch?v=rgt_G9OsRk8

    beijão, poeta!

    ResponderExcluir
  3. Ô, delícia... sempre que levo meu pequeno ao teatro me divirto tanto ou mais do que ele. rsrs
    Beijomeu e chocolate, muito chocolate pra adoçar a vida!

    ResponderExcluir