domingo, 27 de fevereiro de 2011

Morre o escritor Moacyr Scliar


GRACILIANO ROCHA
DE PORTO ALEGRE (RS)


Morreu neste domingo (27) o escritor e colunista da Folha Moacyr Scliar, 73. A morte ocorreu à 1h. Segundo o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde ele estava internado, Scliar teve falência múltipla dos órgãos.

O escritor sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico no dia 17 de janeiro. Ele já estava internado para a retirada de pólipos (tumores benignos) no intestino.

Logo depois do AVC, o escritor foi submetido a uma cirurgia para extirpar o coágulo que se formou na cabeça. Depois da cirurgia, ele ficou inconsciente no centro de terapia intensiva.

O quadro chegou a evoluir para a retirada da sedação, mas no dia 9 de fevereiro o paciente foi abatido por uma infecção respiratória e teve de voltar a ser sedado e à respiração por aparelhos.

Por causa da idade, os médicos evitaram fazer prognósticos sobre a recuperação do escritor.

CARREIRA

Nascido em Porto Alegre e formado em medicina, o escritor e colunista da Folha publicou mais de 70 livros entre diversos gêneros literários: romance, crônica, conto, literatura infantil e ensaio.

Sua obra tem forte influência da literatura fantástica e da tradição judaica.

Integrante da Academia Brasileira de Letras desde 2003, Scliar já recebeu prêmios Jabuti, uma das mais prestigiadas premiações literárias do país, em 1988, 1993, 2000 e 2009.

Entre suas obras mais importantes destacam-se os livros 'A Guerra no Bom Fim', 'O Centauro no Jardim', 'O Exército de um Homem Só' e 'Max e os Felinos'.

4 comentários:

  1. Não conheço sua obra, mas ninguém recebe laureio público sem que tenha mérito [o contrário, porém, parece igualmente inverídico... vejo referências na música do engenheiros "exército de um homem só", por coincidência também do sul... vou à cata das obras... bela homenagem...

    ResponderExcluir
  2. mais uma perda, poeta.
    e assim vamos vendo o céu se despindo de estrelas.

    abraço de domingo sem carnaval do

    roberto.

    ResponderExcluir
  3. Morreu o escritor e ficaram as obras, Francisco.
    Certamente, Moacyr está com uma plêiade da pesada, que inclui Alencar, Machado, Rosa, Lins do Rego, Graciliano, Amado e outros nomes (con)sagrados da nossa literatura.
    Valeu a postagem.

    ResponderExcluir
  4. Bob, prefiro acreditar que o céu ganhou mais uma estrela com a chegada de Moacyr.
    Assim, nós que estamos em trânsito cá na terra, seremos mais iluminados por uma alma boa e um grande escritor.
    Meu afeto, irmão das Geraes.

    ResponderExcluir