segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Caetano Veloso conta que filhos são da Igreja Universal

Caetano Veloso falou sobre Deus e o mundo e expôs seu particular universo


DA FOLHA ILUSTRADA - SÃO PAULO

O músico Caetano Veloso abriu as portas do seu apartamento no Leblon, no Rio, para a revista Serafina, e conversou sobre família, carreira e política. Entre outras coisas, contou que seus dois filhos mais novos são evangélicos frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os meninos, Tom e Zeca, são filhos dele com Paula Lavigne, sua última mulher e atual empresária. "Minha geração teve que romper com a religiosidade imposta, a deles teve que recuperar a religiosidade perdida", disse o cantor sobre o assunto.

A respeito do crescente poder dos evangélicos no Congresso e na mídia, relativiza: "A Record não tem mais rabo preso com o bispo do que a Globo tem com o cardeal."

NOTA DO BLOG: Perplexo com a notícia, me pergunto o que teria levado os dois jovens, que vivem num ambiente cultural, a abraçarem a Igreja Universal. Amigos, logo os filhos de Caetano... Se os meninos fossem filhos de pessoas alienadas eu até entenderia. Pare o mundo que eu quero descer.

8 comentários:

  1. É de ficar de queixo caído!
    Bem, que ele queira explicar isso com esse conceitozinho histórico-antropológico relativo à necessidade das duas gerações é ridículo (mas previsível, embora a frase seja extraída de um contexto que desconheço). Mesmo porque, é discutível que a geração dele tenha rompido em bloco com a religião imposta, pelo menos a fundo. E a carga de cinismo que envolve a Universal relativiza bastante seu papel "religioso", e esse é que é o problema, causando espanto não a adesão religiosa, mas a cegueira de ignorar a óbvia picaretagem. E daí a comparação entre Globo e Record? Um erro justifica o outro? Soa como pôr panos quentes: são tutti buona gente! Papai fica com o cardeal, e os filhinhos com o bispo.
    Por outro lado, Paulo Jorge, o conceito de alienação é muito abrangente, e alcança até indivíduos letrados, porque certos instrumentos críticos nem sempre estão de par com a quantidade de informações que o indivíduo recebe, frequentemente atreladas a certos interesses. Tenho amigos que consideram o Caetano um alienado... Acho até que eles têm alguma razão, mesmo porque rigor intelectual não bem o forte do vaidoso ídolo da MPB, mestre do achismo, sempre tendo uma opinião formada sobre tudo, "sobre o que é o amor, sobre o que eu nem sei que sou".

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. qual a idade dos meninos?
    não seriam jovens demais para fazerem escolhas desta natureza?
    estariam sendo levados pela mão?

    sei lá eu.
    mas caetano revela uma coisa legal: a tolerância.
    cada um faz o que quer. vai onde quer. acredita no que quer.

    elomar figueira, que é gênio da música, frequenta há muitos anos a universal.

    aliás, a universal cunhou um dos melhores "slogans" de que tenho conhecimento: páre de sofrer!

    quem não sofre nesse mundo?


    ah, sim, eu não frequento igreja nenhuma. igreja é um dos lugares em que me sinto mais desconfortável.
    mas confesso de entrar na igraja quando ela está vazia.
    chego, entro, cochicho meia dúzia de palavras e sarto fora.

    beijão pros dois.

    R.

    ResponderExcluir
  3. Paulo,
    De queixo caído nem fico mais, eu que já me curvei à arte de certos artistas brasileiros, só pela arte deles. Mas penso baixo em alto relevo com meus botões: são, na maioria, verdadeiros bichos-artistas, esses malandros da mpb e outras siglas sinistras...
    Ao Caetano tanto faz seus filhos frequentem a Universal: voltarão para um apartamento de luxo no Leblon ao fim de cada culto, oculto ou não. Enquanto isso no Congresso Nacional, Tiririca toma posse. Pode?
    Não me contenho, só um trechinho:

    BICHOS-ARTISTAS

    "Caetano, Chico Buarque
    Vocês não me enganam
    Vocês não me enganam
    Suas consciências pesam
    Feito âncoras de navios naufragados
    Sentam o rabo no sucesso
    Como macacos velhos e espertos
    Tratados a caviar e carnaval
    O ano inteiro
    Enquanto o povo, pobre-coitado
    Segue sendo hipnotizado
    Por canções interessantes mas desinteressadas
    Enquanto o povo é feito de geleia geral
    E Gil, que viu, finge que não sabe
    .................................."

    Abração das Terras do Benvirá,
    Pedro Ramúcio.

    ResponderExcluir
  4. Marco, fiquei estupefato pelo fato de se tratar dos filhos de Caetano, um artista que, em certa medida, sempre esteve na vanguarda estética e literária da cultura brasileira, rompendo conceitos e paradigmas, inclusive de ordem religiosa. E no meu sofrível entendimento a Igreja Universal é sinônimo de retaguarda e de retrocesso. Claro que não podemos misturar (ou podemos?) cultura com religião. Por outro lado, é difícil julgá-lo, quando não se tem conhecimento do contexto que levaram os filhos dele ao Reino de Deus. Ausência dos pais? Influência no ambiente escolar? Não sabemos. Seu comentário foi muito pertinente e só engrandeceu este Nariz de Defunto. Abraço grande.

    ResponderExcluir
  5. Bob, concordo que essa revelação de Caetano mostrou o lado tolerante dele. Isso é bom. Não podia esperar outra atitude do filho de dona Canô. Agora, dependendo do propósito, a religião pode ser interessante ou não. Confesso que tenho um pé atrás com todas as igrejas, que não param de proliferar. Se for para encontrar a luz, a verdade ou Deus, prefiro a ligação direta. É mais rápido, prático e honesto. Abraço da Ponta do Morcego, meu chapa.

    ResponderExcluir
  6. Poeta Pedro das Gerais, o povo serve mesmo de massa de manobra, especialmente para políticos. Os artistas, assim como os padres, bispos e cardeais, têm a missão de tornar a vida menos dura na Terra. Alguns cumprem sua missão outros se locupletam. Ao que me consta não é o caso de Caetano, Chico e Gil. Claro que são humanos e falíveis. Mas são pessoas de boa índole. Poeta, fortíssimo abraço.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de publicar no facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que houve um mal entendido. Pensei que publicar fosse publicar a entrevista e/ou os comentários. Foi a isso que me referi quando disse que gostaria de publicar no facebook.

      Excluir