segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O cinema perde Eric Rohmer

Cineasta francês Eric Rohmer deixa legado cinematográfico
O cineasta francês Eric Rohmer morreu nesta segunda-feira (11), em Paris, aos 89 anos, informou a agência de notícias France Presse citando a produtora do diretor Margaret Menegoz. Entre os filmes de Rohmer estão “A colecionadora” (1967), “Minha noite com ela” (1969), “Noites de lua cheia” (1984) e a série “Contos das quatro estações”, filmada ao longo da década de 1990. Um dos maiores expoentes do cinema de arte contemporâneo na França, Rohmer já foi premiado nos principais festivais do cinema indepentende europeu, incluindo Berlim e Cannes. Em 1971, foi indicado ao Oscar pelo roteiro de “Minha noite com ela”. Foi contemporâneo de Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, François Truffaut e Claude Chabrol na revista Cahiers du cinéma, da qual Rohmer foi editor de 1957 a 1963. O seu cinema era caracterizado por longos diálogos, quase sempre, filosóficos. De Rohmer só assisti, até agora, dois filmes: Conto de primavera (1990) e Conto de Verão (1996). Uma vergonha para mim. Agora é correr atrás das outras obras. O que já devia ter feito.

3 comentários:

  1. Meu caro,
    Rohmer foi um dos maiores gigantes do cinema; um dos meus cineastas preferidos. Estamos todos de luto. Amanhã devo falar sobre ele no Balaio.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Poeta,
    tomei um susto quando li. Cada vez temos mais caras que fazem filmes, e menos que fazem cinema.
    Uma perda enorme.
    Abraçào do
    Roberto.

    ResponderExcluir
  3. Meus caros Moacy e Roberto, concordo com vocês. Com o "encantamento" de Rohmer, perde o cinema, a arte e a humanidade fica mais pobre e podre. Forte abraço, meus chapas.

    ResponderExcluir