segunda-feira, 3 de maio de 2010

Wagner de Oliveira é o próximo artista a expor no Bardallo’s

A infância no Assu é retratada na obra de Wagner de Oliveira
O artista plástico assuense Wagner de Oliveira é o próximo convidado a expor na galeria do Bardallo’s Comida & Arte. A abertura da exposição intitulada ASSUasMulheres ocorre em 8 de maio, Dia do Artista Plástico, às 20 horas. A exposição, que fica aberta ao público até 31 de maio, é composta de 20 trabalhos em óleo sobre tela, pastel sobre canson, acrílica sobre tela e grafite sobre canson.
Autodidata, filho do pintor e músico Barrinha, Wagner de Oliveira revela que o primeiro contato com as artes plásticas se deu aos sete anos por meio de revistas e livros com pinturas de Leonardo da Vinci, Monet, Picasso e Van Gogh. Tanta admiração pelos mestres fez o artista tentar vender pequenas histórias ilustradas em folha de ofício na escola.
Mas a principal influência não veio do universo pictórico e, sim, dos quadrinhos dos anos 1980, nomeadamente Mozart Couto, Eugênio Colonnese, Edmundo Rodrigues e Flavio Colin. Naquela época, apaixonado por gibis, Wagner começou a absorver as técnicas desses quadrinistas.
“Quando comecei a pintar tinha umas seis bisnagas com cores diferentes, mas nenhuma delas era da cor de pele, então resolvi usar o marrom e pintar uma linda negra. Se você pegar as mulheres de Mozart Couto, transformá-las em mulatas, e as colocar em uma tela, vem logo a comparação com Di Cavalcanti”, ilustra.
Sem falsa modéstia, o artista assinala ainda que os críticos apontam semelhanças entre sua obra e o expressionismo de Di Cavalcanti: “Apesar de ser um belo elogio, eu não me prendo a isso, e procuro encontrar meu próprio estilo”, afirma. No Rio Grande do Norte, Wagner de Oliveira admira o trabalho de Ulisses Leopoldo, Pedro Alves e Marcelus Bob.
Exposições
Wagner de Oliveira inicia carreira expondo no Assu Mix em 2004. Ainda na cidade berço apresenta trabalhos de 2004 a 2008 nas festas juninas, conjuntamente com seus alunos. Também até 2008 expõe em todas as feiras de negócios de Assu. Em 2005 mostra o valor da sua obra na Caixa Econômica. No mesmo ano, realiza cinco exposições durante o movimento Arte em Toda Parte.
A 5a Mostra Officina Interiores igualmente recebe trabalhos do artista, expostos no período de 15 de setembro a 20 de outubro de 2005. No VIII Salão de Artes Visuais da Cidade do Natal, promovido pela Prefeitura de Natal, por intermédio da Fundação Cultural Capitania das Artes, é selecionado entre 30 artistas.
Obtém ainda o 3° lugar em um concurso de pintura realizado pelo Sesi, no projeto Sesi Cidadania, em Natal, no ano de 2006. Participa também de exposição coletiva em albergue de Ponta Negra e assina a capa do livro “Roda Gigante”, do colunista social Marcos Henrique, em 2009.
As meninas do Assu são tema da exposição do artista plástico

SERVIÇO:
Abertura da exposição “ASSUasMulheres”.
Local: Bardallo’s Comida & Arte. Rua Gonçalves Lêdo, 678. Cidade Alta.
Data: 8 de maio de 2010.
Hora: 20 horas.
Entrada gratuita.

11 comentários:

  1. bonitas as duas telas, tem um quê onírico e infantil que gosto. lembram humberto viñas, artista plático cubano, conhece?

    bem, eu vou ver, em uma semana e meia :)

    um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Lindas pinturas do Wagner, me tocaram.

    Beijo para vc, Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive o prazer de conhecer o trabalho de Humberto Vinãs.
    Você irá à ilha? É isso?
    Eita, muito bom.
    Divirta-se com muito rum e merengue.
    Besitos.

    ResponderExcluir
  4. Alegria leve, suave, delicada... Dá pra sentir a brisa no rosto...
    Como eu gostaria de visitar a exposição!
    Lindo demais!

    PS-Amigo Paulo Jorge
    Você tem me alegrado muito com suas visitas. Escrevo poesias há muitos anos e tenho algumas poucas publicadas em antologias, jornais, etc. Como pretendo publicar livros, a sua avaliação me dá segurança para correr nessa direção.
    Muito grata, amigo! Muito grata!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  5. Paulo Jorge, hoje vejo uma pintura diferente, onde o pintos sabe ousar de formas e cores, dando um conjunto alegre na tela.

    Venho desejar a todos uma
    FELIZ DIA DAS MÃES

    Efigênia Coutinho
    in New York

    ResponderExcluir
  6. ah, quem me dera a ilha, vou ver o wagner, aí em natal.. rsrs.. o que também é bom demais, claro :)

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Mais obras do artista no www.fotolog.terra.com.br/acaverna

    ResponderExcluir
  8. Máximo, Nina.
    Você conhece o Wagner?
    Vai na abertura?
    Putz, estou fazendo todo o meio de campo e terei que viajar no sábado.
    Gostaria de lhe conhecer pessoalmente.
    Se ficar mais dias na cidade podemos marcar lá no Bardallo's mesmo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. rapaz, esse passeio de bicicleta é um passeio na alma.
    lindo!
    belo trabalho.
    o artista tem site, paulo poeta?

    ResponderExcluir
  10. Wagner....( Waguinho) para nós é uma arte meiga e jovenal,hehehe fico muito orgulhosa e torço para que + e + portas abram a favor desse belo artísta generoso, amigo, sereno de alma limpa!!heheeh ÓH Deus fiel!!grande Wagner isso eu sei do certo!!OBRIGADA DEUS !!felicidades a mil,fé e muita luz primutcho HEHEHErsrsr beijo no coração!!!PARABÉNS

    ResponderExcluir