sábado, 31 de outubro de 2009

"Desejo e Perigo" confirma ótimo momento do cinema chinês


Engana-se quem pensa que o cinema chinês perdeu o fôlego depois dos clássicos dos anos 1980/90. Desejo e Perigo (Se Jie / Lust, Caution, China / Estados Unidos, 157 min, 2007), de Ang Lee, em cartaz na Sessão de Arte do Cinemark (Midway Mall), contradiz afirmação neste sentido. O cinema chinês continua nos surpreendendo positivamente. A rigor, a cinematografia de Ang Lee se sustenta fortemente nas relações humanas e suas vertentes, como em trabalhos anteriores, notadamente Razão e Sensibilidade e O Segredo de Brokeback Mountain, para ficarmos nesses dois títulos. Desejo e Perigo se apoia num casal de amantes. Ela é Wong Chia Chi (Wein Tang) uma jovem estudante cujo pai foge para a Inglaterra durante a ocupação da China pelos japoneses durante a 2a Guerra Mundial. Ele é Yee (Tony Leung Chiu Wai, de "Amor À Flor da Pele"), colaborador dos japoneses e notório torturador. Wong é uma jovem estudante quando se envolve com um grupo de teatro formado em Hong Kong por jovens que montam peças patrióticas.

Com a liderança ingênua de Kuang (Wang Lee-Hom), o grupo arquiteta plano para matar Yee, e a jovem está metida nisso até as calcinhas. Ela se passará por uma mulher casada que deverá seduzir a vítima, deixando-a vulnerável para os amigos o executarem. Assumindo a identidade de Mak Tai Tai, a moça entra na vida da família Yee, se torna amiga da mulher e, aos poucos, o seduz. Mas o grupo de jovens da resistência é mal organizado e acaba se dissolvendo. Tudo isso regado a cenas de violência explícita. Só anos mais tarde, em Xangai, o plano será retomado, agora coordenado por uma resistência veterana e mais bem organizada. A partir daqui, o relacionamento entre Yee e Mak ganha contornos tórridos de sadomasoquismo, com cenas de uma sexualidade tão contundente quanto explícita, que causou polêmica por onde passou. Lee usa o sexo para chegar a um fundo psicológico de Mak e Yee. O filme não mascara e, no fundo, esse é o seu tema: o sexo como instrumento de dominação e manipulação. Aliás, desde o pecado original é assim.

Plasticamente perfeito, o filme tem direção de arte primorosa. Louve-se ainda a direção de fotografia a cargo de Rodrigo Prieto. A música de Alexandre Desplat dá todos os climas possíveis. Ah, o roteiro, assinado por James Schamus, é baseado num conto de Eileen Chang, uma das grandes escritoras chinesas do século 20. A trama transita entre o romance e a espionagem, tendo a política como pano de fundo. Nos últimos anos, Lee se tornou um dos principais cineastas da atualidade. Em 2007, recebeu seu segundo Leão de Ouro, no Festival de Veneza - o primeiro foi conquistado dois anos antes por "O Segredo de Brokeback Mountain". Desejo e Perigo é uma das obras mais contundentes do diretor. Em que pese ter conquistado o Leão de Ouro, só em maio deste ano que o filme chegou ao circuito comercial brasileiro. Em Natal, apenas em outubro. Para nossa sorte e regozijo. Amém. Aleluia.

3 comentários:

  1. Então, o filme é fantástico. Tive a oportunidade de vê-lo aqui na mostra internacional de cinema de são paulo. Não imaginava que o cinema chinês pudesse ser tão encantador.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. É com o mesmo ator de "Amor à flor da pele", que é fabuloso. Tbm viajo no cinema iraniano. Ótimos os filmes que vi.

    ResponderExcluir
  3. Epa ainda não vi este filme mas parec ser bom.

    Com o mesmo actor de flor da pele pois é é isso mesmo tava a ver que conhecia este actor.

    ResponderExcluir