quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Salve Geral mantém Brasil afastado do Oscar

Não será dessa vez que a cobiçada estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na categoria de Melhor Filme Estrangeiro virá para o Brasil. Mais: Salve Geral - O Dia Em Que São Paulo Parou (2009), filme selecionado por cinco pessoas da área para representar o país no Oscar de 2010, sequer será indicado para disputar uma vaga na disputa. Não tem cacife para isso. Dirigido pelo experiente diretor Sérgio Rezende, o mesmo de O Homem da Capa Preta, Guerra de Canudos e Zuzu Angel, para ficar nesses três, o filme peca especialmente pelo roteiro mal engendrado. Roteiro esse que quebra a espinha dorsal do filme e prejudica a narrativa.
O longa conta a história da viúva e professora de piano Lúcia (Andréia Beltrão), que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor) da prisão. Em uma das visitas à penitenciária, ela conhece a advogada Ruiva (Denise Weinberg), envolvida em crimes. As duas ficam amigas e Lúcia é, então, usada em missões ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Por precisar do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas e nas idas e vindas conhece e se envolve amorosamente com o Professor (Bruno Perillo), o chefe do PCC.
Quando o Governo de São Paulo decide transferir, de uma só vez, dezenas de presos e seus chefes para penitenciárias de segurança máxima no interior do Estado, em retaliação ao assassinato de um juiz corregedor, uma ordem é enviada para que seus integrantes livres realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães de 2006 e, assim, deixarem a capital sitiada. Na gíria da criminalidade era preciso um salve geral. A operação da organização criminosa chocou o país inteiro e transformou Sampa num inferno de ônibus incendiados, ataques a bancos, delegacias, postos policiais e residências, resultando um saldo de pelo menos 152 mortos.
A história de Lúcia e de seu filho preso foi a saída que Sérgio Rezende e a roteirista Patrícia Andrade encontraram para dar um sentivo narrativo ao filme. Aí é que a coisa degringolou, vez que houve um hiato entre intenção e ação. A ideia ficou no meio do caminho. Até o início dos ataques, muito verbo e pouca ação. O elenco não compromete. Sérgio Rezende é ótimo diretor de atores. Também tecnicamente o filme é bem cuidado, com belas imagens aéreas e terrestres de São Paulo e de uma Avenida Paulista deserta. Mas ficou faltando algo. Os indicados à 82ª edição do Oscar serão anunciados em 2 de fevereiro de 2010; a entrega dos prêmios da Academia ocorre no dia 7 de março de 2010, no Kodak Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo para 200 países. Reafirmo: a vaga ao Oscar 2010 está comprometida. Já era. E salve geral.





Um comentário:

  1. Não vi o filme, meu caro, Na verdade, não me interessei muito por ele. Mas, cá pra nós, entre o Oscar e Oscarito, prefiro o ator nacional.

    Um abraço.

    ResponderExcluir